Crash into Me

Crash - Dave Matthew's Band - Radio Victor

Crash – Dave Matthew’s Band – Radio Victor

Essa semana fiquei hospedado no meio das montanhas passando as férias com minha família, e enquanto eu pensava qual disco escolher uma brisa leve passou e me trouxe as lembranças de uma banda que eu adoro: The Dave Matthew’s Band. São muitos discos bons lançados e escolhi um que vai de momentos mais intensos com muitas notas rápidas e uma boa dose de energia, para momentos mais reflexivos e de interiorização. Então vamos silenciar pra ouvir o disco Crash.

Eu me lembro das primeiras vezes que ouvi Dave Matthew’s com alguns amigos. Nós estávamos em uma festa e os caras colocaram “Two Step” bem alto no som para eu ouvir. A música começa aos poucos, vai se desenvolvendo e segue numa levada feita na caixa da bateria que eu acho de muito bom gosto. Foge do tradicional e te permite sentir a música de uma forma diferente. Conforme ela vai se desenvolvendo e agregando outros elementos você vai se emaranhando e se misturando nas rítmicas, nos vocais e instrumentos musicais, fazendo parte desse todo repleto de energia e sentimentos.

Por alguns anos eu dei aulas de bateria no centro da cidade e costumava ir caminhando. Era só sair de casa que eu já colocava o fone no ouvido e dava play na música “Crash Into Me”. A sensação era que essa música me envolvia e me empurrava para frente, passo a passo, permitindo ver o trajeto com outros olhos. Era como estar em outro lugar e ao mesmo tempo ali mesmo. Essa música é muito especial porque me dá uma liberdade de poder voar…

E falando em voar, permita que a mesma brisa leve que me trouxe esse disco hoje também te conduza para momentos de introspecção, tranquilidade e reflexão pelas músicas “#41“, “Let you down”, ”Proudest Monkey” e “Cry Freedom“. Silencie a mente e depois ouça se permitindo sentir.

Voltamos com força total, pressão sonora e as surpresas rítmicas que “Drive In Drive Out” e “Tripping Billies” oferecem. Eu gosto de escutar em volume alto para captar e sentir com mais intensidade todas as variações e nuances dessas músicas. Elas possuem características rítmicas interessantes e complexas que me fazem arrepiar.

Crash - Dave Matthew's Band - Radio Victor

Crash – Dave Matthew’s Band – Radio Victor

Uma característica ímpar dessa banda é a forma de tocar do baterista Carter Beauford. Ele tem muito talento e sabe usar suas habilidades técnicas sem desviar o foco da música e sem ser cansativo e repetitivo. Ele cria o seu espaço no todo e desenvolve com respeito, criatividade e bom gosto. Além de tudo ele é canhoto mas toca com a bateria montada para destro, trazendo novos elementos que podem ser sentidos nas músicas, principalmente se você estiver assistindo ao show.

Aproveito o comentário sobre o baterista para sugerir “Lie In Our Graves”. Tente ouvir essa música com os olhos fechados e permita aos seus braços imitar no ar as rítmicas. Escute e sinta cada nota, cada acorde, cada ritmo. A levada principal da bateria é maravilhosa pela excelência da execução e pelos timbres dos tambores e pratos. Falei tanto de rítmica porque sou baterista e é difícil não comentar.

Apesar de já ter dito “Too Much” não deixe de ouvir “So Much to Say” porque agora tenho que “Say Goodbye”.

Phill Prates

Anúncios

7 respostas em “Crash into Me

  1. Pingback: Crash into Me - Victor e o Gramofone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s