Smoke on the Water

Deep Purple Machine Head - Radio Victor

Deep Purple Machine Head – Radio Victor

Mais um disco na seção Silencie pra ouvir! Escolhi o clássico Machine Head da banda inglesa Deep Purple comprado na versão luxo em uma loja de disco usados. 

Abrindo o encarte, encontrei diversas fotos em preto e branco e uma folha comprida com todas as letras das músicas escritas de forma cursiva. Gostei da experiência de ouvir o disco com esse material na mão, afinal ele marcou uma fase de transição na minha vida como músico, onde eu estava experimentando novas formas de tocar com mais liberdade.

Começar o disco com “Highway Star” me faz sentir a forte personalidade que a banda tem. Me lembro de tocá-la várias vezes em shows na época em que eu fazia parte de uma banda de rock clássico. Era um desafio executá-la ao vivo porque os momentos de improvisação eram como uma caixa de surpresas onde eu nunca sabia ao certo como aquilo iria terminar.

Avançando para a música “Pictures of Home”, deixo aqui a minha recomendação: aumente o volume, aperte play e sinta a poderosa introdução que ela tem. Depois de explodir num Rock n’ Roll a banda ainda cria espaços para solos de guitarra, teclado e contrabaixo.

Intitulei o post “Smoke on the Water” porque além de considerar essa música como uma das mais famosas do Deep Purple ainda tem um riff de guitarra que é histórico! Toda vez que a escuto sinto uma energia boa que me traz muitas lembranças da época em que tocava esse estilo. Clássico é Clássico e vice versa!!!

Quando eu era adolescente costumava passar as férias numa fazenda em Minas Gerais. Eu ouvia música o dia todo e num desses dias me mostraram Deep Purple! Lembro que era um disco ao vivo da turnê que a banda fez após o lançamento do Machine Head que estou falando nesse post. Toda vez que me lembro dessas férias me vem à tona as músicas “Lazy” e “Space Truckin’.

Deep Purple Machine Head - Radio Victor

Deep Purple Machine Head – Radio Victor

Eu acho Lazy” uma música bem característica do Deep Purple porque ela me surpreende pelos caminhos que cria. Uma introdução que vai construindo uma história até chegar ao seu ápice. Acontecem conversas rítmicas entre os instrumentos, riffs marcantes, uma voz suave e depois gritada, solos, um final em blues. Sensacional!!!

“We got music in our solar system. We’re space trucking’ round the stars. Come on!”. Essa é uma frase da última música “Space Truckin’” que eu defino como fechar com chave de ouro! É uma música forte e explosiva, com pulsação constante e marcada…no final, um presente! Um belo solo de batera.

Phill Prates

Anúncios

6 respostas em “Smoke on the Water

  1. Valeu pela dedicatória, Philipesco. Esse álbum é uma cacetada na ponta do queixo, hard rock de prima! E como já disse o acéfalo jogador Jardel, clássico é clássico e vice-versa!!! abraços, Lazy.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s